12.9.05

as crianças de beslan

Panorama BBC de sábado, dia 10 de Setembro.

O primeiro dia de aulas em Beslan, na Ossétia do Norte, foi terrivelmente marcado pela invasão de um grupo de rebeldes chechenos a uma escola. Durante três dias, os guerrilheiros fizeram cerca de 1300 reféns, exigindo a saída das forças russas da Chechénia e a libertação de rebeldes presos numa província vizinha, sob ameaça de fazer explodir a escola. Os meninos de Beslan contam na primeira pessoa uma tragédia que ceifou 331 vidas.

Um ano depois, um arrepiante documentário da BBC, onde as crianças que viveram todo aquele pesadelo contam o que sentiram naqueles dias e o que sentiam 8 meses depois, em Maio, altura em que foi feito o documentário.
A incompreensão daquelas crianças perante a situação e a sua revolta interior – já cozinhada pela sociedade.
No meio de modos infantis, de um impressionante discernimento e de algumas lágrimas, eles relataram o cerco. A forma como viram os pais serem brutalmente assassinados, o seu desconhecimento em relação ao termo terrorista, a incompreensão de serem alvo da vingança dos chechenos, a sua posição perante a religião depois de toda esta catástrofe, o desejo de que harry potter aparecesse com o seu manto invisível e os salvasse, a tortura do calor e da sede que todos viveram durante aqueles 3 dias, as bombas penduradas por cima das suas cabeças ao longo de todo o ginásio, a crueldade dos terroristas, e a sua realidade actual… uma cidade triste e amedrontada, onde já ninguém sorri, onde os pátios das escolas são vigiados por soldados que dão colo a metralhadoras. E o desejo de todas aquelas crianças, independentemente do sexo, é vingarem a morte dos seus pais, irmãos, amigos e o trauma que lhes ficará para sempre.

Impressionante e revoltante. Um excelente documentário.

Por ser o primeiro dia de aulas – importante acontecimento para a população de beslan – alguns pais filmavam os seus filhos. Uma câmara de filmar escapou à revista dos terroristas chechenos e o documentário é complementado com impressionantes imagens do interior do ginásio da escola.

Sem comentários: