23.6.10

de salazar e de louco todos temos um pouco

Podemos dizer a um artista que não nos identificamos, ou que não entendemos, ou que não gostamos, simplesmente, daquilo que faz. Agora, achar que temos legitimidade para o impedir de fazer o que faz… isso é profundamente fascista.

3 comentários:

L disse...

ponto primeiro, ainda não percebi qual a graça do valter filho da mãe. isto da qualidade que ele tem de saber aparecer. diz quem não sabe, que não é fácil e dá trabalho

ponto segundo, "Agora, achar que temos legitimidade para o (o artista) impedir de fazer o que faz"

hmmm, que que raio de atitude discriminatória para não dizer fascista é esta? O artista pode fazer o que quiser, mas o pedreiro não pode? deixa adivinhar, és 'artista'...

E depois o artista (e o pedreiro) pode fazer o quer? Pode humilhar-me e ofender-me, porque é numa coisa que ele diz que é arte, e que por isso não tem que respeitar nem a mim nem ás leis?

hmm e calemo-nos.... vamos na paz do senhor

franksy! disse...

Luís, gostos usualmente não se discutem! Pessoalmente gosto bastante do valter hugo mãe e naturalmente que respeito quem não goste.

Quanto ao ponto segundo parece-me haver aqui uma qualquer confusão... não vejo onde está a discriminação! um pedreiro é um artista! um pedreiro consegue [quase] autonomamente fazer uma casa, e ao fazê-la, é uma obra sua! Por isso, um artista é tanto um escritor como um pedreiro!

qualquer pessoa é livre de criar desde que a sua criação não interfira com a liberdade dos outros e os princípios básicos do bom senso [e este parágrafo é a minha opinião pessoal]

agora já não percebo onde queres chegar com a humilhação e a ofensa... como é que te sentes humilhado com uma criação?! onde é que se infringem as leis?!

referes-te a exemplos como o de saramago, que considerava a bíblia um livro de maus costumes e os católicos se atiraram todos ao ar porque não aceitavam que ele pensasse assim?!

é que as pessoas nunca pensarão todas da mesma forma. não enquanto forem livres de o fazer.

nem sempre calar é bom, por vezes a "discussão" pode ser bem mais produtiva!
Continuemos na paz do senhor!

L disse...

Olá, peço desculpa se o meu tom ontem não foi o melhor. Andei com a vidita um bocado stressadatita, e reflecte-se nas asneiras que digo.

Argumentemos agora :)
Quase me convenceste com a pureza do um pedreiro é um artista!

Mas se ele tivesse a mesma pureza, teria dito homem e não artista, que impedir o homem de fazer o que faz é fascista

Quanto ao resto estamos absolutamente de acordo
"qualquer pessoa é livre de criar desde que a sua criação não interfira com a liberdade dos outros e os princípios básicos do bom senso [e este parágrafo é a minha opinião pessoal]"

porque o que não tinha concordado era com o tom absolutista da frase do vhm, o artista pode fazer TUDO

quanto ao calar-me é uma coisinha que toda a gente tenta fazer antes de começar a dizer asneiras e que eu muitas vezes faço tarde demais ;)

um beijo para ti