12.5.11

um conto infantil pelo DIAP de Coimbra


O arguido Helder […], no ano de 2010, não possuía qualquer actividade profissional; para angariar meios económicos para fazer face às despesas do seu dia-a-dia bem como às despesas com aquisição de estupefacientes, que consumia, dedicava-se, de forma reiterada e sucessiva, à prática de crimes de furto. Era useiro e vezeiro na abertura de viaturas e na subtracção de material nelas colocado, que posteriormente vendia ou trocava, disso fazendo modo de vida.
[…]
Em 7 de Setembro de 2010, entre as 16 e as 18 horas, o arguido decidiu abrir a viatura […] a fim de fazer seu o material de valor que ali encontrasse.
Em execução de tal propósito, aproximou-se da aludida viatura e, por forma não apurada, partiu o vidro da porta do lado direito.
De seguida, abriu a porta e do interior da viatura [X] retirou […]
Guardou consigo o material referido e, caminhando, afastou-se da viatura.
Nessa mesma tarde [Y][…]
Pelas 18h […]. Usando um alicate multifunções, destrancou as portas da viatura [Z]
Guardou consigo o material referido.
[…]
Helder […] agiu sempre de forma livre, voluntária e consciente.
Quis fazer seu o material diverso e auto-rádios que se encontravam no interior das viaturas X, Y, Z […] pertencentes a A, B e C, respectivamente, conhecedor de que não lhe pertenciam e que actuava contra vontade dos donos.
Bem sabia o arguido que aquelas condutas lhe estavam vedadas por lei e eram criminalmente punidas.
[…]

12 comentários:

bonifaceo disse...

Então e o pedro de poiares?

jerónimo disse...

Isto tudo já eu sabia... E o resto?!

franksy! disse...

Caríssimo Boni e Jer, por alguma razão, que a própria razão desconhece, o blogger apagou-me alguns posts... Tentei recuperá-los e deverá ser mais ou menos isto!

No entretanto, a este post ambos tinham feito comentários, irei replicar os vossos comentários e responder às respectivas questões!

franksy! disse...

Boni: Então e o pedro de poiares?

Jer: Isto tudo já eu sabia... E o resto?!

franksy! disse...

Boni, o pedro de poiares nunca é mencionado no auto... provavelmente só será mencionado em tribunal [digo eu!]...

Jer, mas não sabias a versão romance policial infantil!!!

O resto não sei, mas posso apostar!!!
Vamos a tribunal, ninguém vai provar o envolvimento do pedro de poiares. o helder da rocha nova não vai poder pagar nada a ninguém porque deve continuar sem possuir qualquer actividade profissional! Também não será condenado a prisão por crime tão "pequeno". Trabalho comunitário é só pra jogadores de futebol e apresentadores de televisão!
Vai ficar com uma pena suspensa como os políticos, e vai continuar a assaltar carros - até no mesmo local - como me parece que já fez recentemente!

E eu vou continuar a trabalhar, a pagar impostos e a cumprir a lei para que tudo isto possa acontecer!

bonifaceo disse...

Eu punha-os a trabalhar nas obras das estradas e outras coisas do género, o que deveriam ganhar, nem sequer o viam, ia direitinho para uma conta para pagar este tipo de estragos, em troca, teriam apenas comida, roupa lavada e um tecto e que não dissessem que iam daqui, que tomaram muitos. Mas pronto, é como dizes, vai continuar tudo igual, só se preocupam com o tgv, isso é que é importante!

franksy! disse...

Eu nem me importava que o dinheiro não me fosse devolvido! Mas que pelo menos prestassem serviço comunitário! Há tantas matas que precisam de ser limpas para não haver tantos fogos no verão...

acho terrível que eles tenham consciência que o mais provável é escaparem sempre impunes... assim nunca vão parar! não lhes compensa!

bonifaceo disse...

Vamos organizar uma milícia! Ahahah! Armados de bastões e capuz, à noite, pregar-lhes um susto!
Estou a brincar, falo muito, mas sou um medricas.

franksy! disse...

eu juro que às vezes perco a razão...
a 'justiça pelas próprias mãos' é algo que por vezes me soa bem demais...

bonifaceo disse...

Pois, eu tenho muito este tipo de comentários neste tipo de acontecimentos, mas pronto, infelizmente não passam de desabafos. E digo infelizmente porque essa gente bem merecia uns açoites bem dados!

homesick.alien disse...

http://www.publico.pt/Sociedade/homem-preso-11-vezes-em-seis-meses-por-furto-de-viaturas_1498875

franksy! disse...

vá lá... há 11ª lá se lembraram de não o deixar ir fazer mais assaltos...

ele foi apanhado 11 vezes, imagina as centenas de assaltos que não fez nestes 6 meses...