30.7.11

os premiáveis

Corria o mês de Julho, do ano de 2005 e um grupo de cinco amigos que estudava fotografia criou um projecto! A intenção desse projecto não passava por concorrer a nenhum concurso ou provar o que quer que fosse. Era simplesmente uma forma de cinco amigos unidos pela fotografia, mas entretanto separados geograficamente, se manterem próximos naquilo que era uma paixão comum.

Os cinco amigos eram [aqui] a Francisca Moreira, o João Cortesão – grande mentor do projecto, o Jorge Vaz Nande, o Jonas Batista e a Marilyne Alves.
.
A ideia - em traços muito gerais – consistia num membro do grupo fazer uma fotografia e passá-la a outro membro, que a interpretaria e fotograficamente lhe daria uma resposta, essa resposta era passada para um terceiro membro e assim sucessivamente até que estivessem cinco fotografias feitas. Essas fotografias contavam uma história, visto que eram todas respostas de uma anterior. Findo este ciclo, recomeçava-se outra história, partindo do segundo membro da ronda anterior.
.
O projecto
.
- ainda começou em 2005, mas, devido às diferentes ocupações de cada um, em cerca de dois anos foi apenas possível criar quatro ciclos - quatro rounds - quatro histórias.
.
- foi baptizado de ANSAPHOTO [inspirado num lado B dos Pulp, ansaphone], visto que se tratava de consecutivas respostas fotográficas.
.
- foi publicado, maioritariamente, num blog com a morada ansaphoto.blogspot.com [vão lá ver e depois voltem aqui].
.
- estagnou a certa altura por falta de disponibilidade de um dos membros, mas nos meses seguintes, até ao  último ano, falou-se sempre em recomeçar.

Agora atentem n' “um dos projectos vencedores do BES  Revelação 2011”


Gonçalo Gonçalves, Luís Giestas e Almeida e Silva apresentam o seu projecto como um colectivo. O processo posto em marcha consistirá no envio, por parte de um dos membros do grupo, de uma fotografia ou algo “photography media related” para os outros dois. Após a sua recepção, cada membro do grupo criará um novo trabalho, em resposta aos recebidos e envia-os para os outros dois membros e assim por diante. Este processo terá o seu início de imediato e até um mês antes da inauguração da exposição, período durante o qual darão forma a um trabalho final de carácter expositivo.

E esta, hein?!

2 comentários:

Narcico disse...

..Somosgeniais!. =P

franksy! disse...

mas podíamos ser bem mais!