30.1.05

30 de janeiro – dia mundial do xico


o xico é a pessoa que mais amo no mundo e a que mais medo tenho de perder! não consigo, aliás, conceber a minha existência sem a dele! o xico trocou-me as fraldas! o xico deu-me de comer! o xico contava-me uma (sempre a mesma) história para eu adormecer! o xico olhava-me nos olhos! o xico acreditava em mim. o xico não me deixava dizer asneiras. o xico não me deixava comer pastéis de nata! o xico dizia-me sempre para eu não atravessar a estrada por trás dos autocarros sempre que eu ia numa excursão. o xico leva-me todos os dias o pequeno-almoço à cama. o xico consultava comigo a enciclopédia quando eu lhe perguntava o significado de uma palavra que me era estranha. o xico ficava triste quando eu tinha má nota a história. o xico chamava-me nomes estranhos como marcolina e mariazinha. o xico fazia bolos disparatados comigo antes de jantar, em que as quantidades de farinha ou açúcar, ou o número de ovos eram pormenores totalmente irrelevantes. o xico ralhava com os grandes que me faziam mal. o xico deu-me uma bicicleta bmx. o xico dava-me uma semanada aos domingos à noite. o xico levava-me todos os dias ao ciclo. o xico ia-me buscar sempre que podia. o xico ia às reuniões de pais. o xico ia buscar as minhas notas. o xico fazia-me caldo de arroz quando eu estava doente. o xico dava-me sempre mais um camarão. o xico fazia bolinhos de abóbora pela noite a dentro no natal e deixa-me comê-los enquanto ainda estavam quentes. o xico ia acampar comigo. o xico ensinou-me que não se devia poluir. o xico levava-me a apanhar musgo e deixava-me montar o presépio e colocar os enfeites na árvore de natal, que ele não escolhia sem o meu consentimento. o xico deambulava comigo pelas ruas da baixa até eu vislumbrar numa montra uns sapatos que me agradassem. o xico ajudava-me a fazer os trabalhos da área-escola. o xico apanhava pinhões comigo no seminário da figueira da foz. o xico comprava-me baldes e pás para eu brincar na praia. o xico levava-me à festa de natal do banco para eu receber o meu presente. o xico ouviu rolling stones até à exaustão por minha causa. o xico pagava as contas astronómicas de telefone que eu gerava. o xico, depois de muito torcer o nariz, deixou-me ficar com a minha jackie. o xico foi o assistente de parto quando a jackie teve três cachorrinhos. o xico não me deixava sair à noite, mas deixava-me ir dormir a casa da helena e depois não ralhava comigo quando os jovens colegas lhe contavam que me tinham visto na via latina. o xico ensinou-me a dizer SEMPRE a verdade. o xico arranjou-me uma mota. o xico pagou as dezenas de consertos que ela teve. o xico ia-nos buscar quando ela não andava mais. o xico… tantas coisas que o xico fez… tanto que o xico faz!
xico é o meu pai. xico é o meu deus!

2 comentários:

Sr. Humberto disse...

Não posso dizer q seja 1 deus de pés de barro mas 1 deus de penicos de barro! :D comprados aqui na rua...
Eu n tenho 1 pai desses nem nada q se assemelhe *

franksy! disse...

lembrei-me de ti quando coloquei este post...
senti um frio na barriga. juro.

...mas vê tu bem a pessoa maravilhosa que és!!
que podias querer tu mais?!

adoro-te!