16.1.05

o futebol

ontem fui mais uma vez fotografar o jogo da académica!
eu gosto de fotografar futebol...
se calhar sou uma labrega exacerbada, mas a verdade é que gosto de fotografar futebol.

como não tenho um canhão como objectiva, não me limito, como os fotógrafos dos jornais desportivos, a ficar sentadinha no meu banco de pesca a disparar de quando em vez...
tenho de lutar pelas fotos! ao frio. ao vento. de pé! a sustentar a máquina com o pescoço e os braços! qual mono pé...
sou uma autêntica mulher de guerra (...)
a pista de tartan é como se fosse um lugar neutro no mundo. durante aqueles cerca de 120 minutos que ali estou, no fundo não existo para os outros. vivemos como se logo a seguir à primeira fila de adeptos estivesse o relvado. os stewards devem sentir-se um pouco como eu, mas eu tenho mais liberdade! posso correr atrás das jogadas, dentro dos meus limites, posso correr atrás dos conflitos entre adeptos. posso fotografar o Fintas a tentar apertar os atacadores dentro daquela confortável fatiota. divirto-me muitas vezes a observar os espectadores dos jogos. as caras de parvo que fazem. as demoradas lutas que travam com o diâmetro das suas narinas e a grossura dos seus dedos enquanto tentam retirar substâncias filantes e viscosas segregadas no interior dos seus narizes!
Por vezes distraem-se e deixam-se ficar durante algum tempo com a expressão da jogada anterior. é giro ver que em jogadas com mais risco os adeptos se vão levantando impulsivamente, como se participassem numa onda descoordenada!

e o meu mais recente passatempo é observar a fraqueza dos stewards perante jogadas na grande área! assim que se forma a assuada dos adeptos, eles não resistem e viram a cabeça à obrigação para também participarem da emoção…

e sim, de vez em quando também tiro umas fotos ao jogo!

há mais uma coisa engraçada nos jogos de futebol!
os adeptos estão sempre com temperamentos opostos. Se os visitantes estão felizes, os visitados estão chateados, e vice-versa!
há contudo, dois momentos em que os adeptos se manifestam da mesma forma! E num deles a sua emoção é mesmo idêntica. quando há um cartão amarelo, o alarido é uníssono em todo o estádio. os adeptos da equipa cartonada apupam o árbitro, e os adeptos da equipa que sofre a falta apupam o jogador cartonado! é giro! e o único momento em que se observa mais uma vez o uníssono e em que a emoção entre os adeptos é idêntica, é nas defesas dos guarda-redes! todos batem palmas! para a defesa, ou para o remate! é nesta fracção de segundos que os adeptos são todos amiguinhos!

haveria muito mais coisas que vos poderia contar sobre o futebol… mas vou deixar para uma próxima oportunidade! talvez no dia após o Académica-Guimarães!

deixo-vos agora com as minhas emoções fotográficas da noite passada!

[parto do principio que a população em geral conheça a minha aversão ao fcp (tal como a todos os que não comungam da humildade e modéstia humana)]

houve muita agressão no jogo, como em qualquer jogo do fcp...
mas também houve tempo para dançar e voar






a intervalo três adeptos portistas que estavam estrategicamente sentados na bancada central
cumpriram a sua missão de instalar o pânico, a confusão e as inevitáveis agressões.
a polícia evacuou a bancada central, conduzindo os adeptos (especialmente crianças e mulheres) para a minha pista de tartan. a polícia de choque entrou. houve as habituais bastonadas a quem estava mais próximo. alguns adeptos do próprio fcp que estavam na bancada superior criticaram os superdragões ou lá o que era aquilo... voaram cadeiras da bancada inferior para a superior, foram devolvidas com alguma velocidade da superior para a inferior. uns foram detidos. outros assistidos no local e também houve quem fosse para o hospital...
...e viva o futebol!





quase no fim do jogo, ainda deu para um jogador-besta fazer um pequeno, mas fundo golpe no joeano (oh oh... joeano... oooooh ohhh)


1 comentário:

Anónimo disse...

Fantástico... Está tudo aqui... Magnífico texto... Quero mais... O teu blog é fenomenal... Continua... 53 sojieb et oroda PmeSJ