30.1.08

sessenta e se7e!

Naquela tarde o pai Xico ordenou que não saísse daquele terreno! Fonte do Freixo, uma vinha, em Casais de São Clemente, onde o meu pai andava a apanhar cerejas. Eram uns bons 500m2 e eu lá me fui entretendo como podia! Mas, inevitavelmente, acabei por passar para um dos terrenos vizinhos, um de que me lembro agradar-me muito! Cumprindo um dos meus maiores deleites, subi a mais uma árvore. Mas caí del´ abaixo de forma violenta. No pico do verão, o meu fresco vestido permitiu que durante a queda, os ramos da árvore tatuassem todas as minhas pernas a vermelho vivo antes do forte embate na terra seca e rija. Com o corpo em dores, o ardor de todos aqueles arranhões e mágoa de ter rasgado aquele vestido de que tanto gostava, regressei ao terreno de onde tinha ordens para não sair. Abeirei-me da cerejeira, olhei para o cimo do escadote onde o meu pai se erguia para não deixar escapar qualquer cereja e perguntei obedientemente, posso chorar?!. Respondeu-me imperturbavelmente, e perante o seu consentimento, desfiz-me em lágrimas para aliviar todas as mazelas! O pai Xico continuou, impávido, a apanhar cerejas. No final de todo o meu choro, voltou a olhar-me e perguntou serenamente, então, o que é que fizeste desta vez? Eu retornei ao pranto e confessei-lhe que tinha ido até ao terreno vizinho e tinha caído de uma árvore. O meu pai sorriu com a sua usual tolerância e tomou-me nos braços até ao carro.
O fantástico pai Xico já conta com mais um anito! Hoje é o seu dia!

7 comentários:

couve-flor. disse...

gosto tanto das tuas estórias, minha querida. um dia, contas-me 53!
o pai xico é o amor![o pai horácio só não dá mais porque n pode, mas também é o amor]!

franksy! disse...

contar-te-ei todas as que quiseres!
fico feliz por gostares delas!

O pai horácio é um FIXE! Um Rei!!!

ana... disse...

no outro dia quando ouvi as tuas cassetes, deu-me uma enorme vontade de chorar... o teu pai é fabuloso! são pessoas assim que fazem da vida um sítio maravilhoso para se estar.

franksy! disse...

o meu maior pesadelo é que um dia ouça aquelas cassetes e não consiga parar de chorar de saudade...

mcalafrio disse...

Eh pá, tenho sempre a mesma reacção quando o teu pai xico faz anos, penso "aiiii que o meu pai xico fez anos e eu esqueci-me!"...mas depois lembro-me que lá por serem dois pais xicos fixes não fazem anos no mesmo dia...foi com quando acreditava que o meu pai, era "O" pai natal dos outros meninos todos...

mcalafrio disse...

nota mental 1: o meu pai xico, não é o teu pai xico...bom, estou com o meu raciocínio toldado because you know what! :D

franksy! disse...

I know why! I know why! Don't worry! ;)

Isto é o que dá haver uma comunidade de nossos pais xicos! ;)