19.2.10

a tecnologia felina

Comprei [mais] um disco externo. De 1TB. Desta vez a intenção era recolher dos transbordantes discos rigidos - fixo e portátil – todas as coisas que por lá andavam, organizá-las e fazer backups! Transferi das partições do fixo tudo o que queria guardar e de seguida transferi do portátil. Comecei a organização. Estava na mesa de jantar da sala com o portátil, tinha o disco ligado à ficha. O atum teve um dos seus muitos afrontamentos, deu um sprint, levou atrás a ficha do disco externo, que levou ao chão com bastante violência o próprio disco! Este começou desde logo a fazer barulhos estranhos que já faziam adivinhar problemas. O Atum, já assustado com o estrondo, fugiu quando ouviu o berro que a dona deu! Ligado novamente o disco não dava sinal de vida. Levado ao especialista na matéria, o estrago é irreparável. [Existe uma empresa que poderá recuperar o conteúdo por qualquer coisa como mil e quinhentos euros! Desejo muita saudinha a essas pessoas.]

À excepção das fotos tiradas com a minha máquina – que estão a salvo e protegidas, perdi praticamente tudo! fotografias tiradas por outros! Trabalhos fotográficos! Trabalhos de escola! Apontamentos e material didático! Magotes de imagens! Documentos! Vídeos! Tudo o que fotografei e filmei com o telemóvel desde dois mil e qualquer coisa! Música! [a parte menos trágica e a única eventualmente recuperável]. Ranchos de pdfs! Textos! Histórias! Cartas! Projectos! Jornais! Arquivos! Mails! Txts! Docs! Ppts! Mpegs! Mp4s! Mp3s! Jpgs! Tiffs! Ppss! Gifs! Tudo!

Quando recebi a notícia que tinha perdido tudo isto, fiquei em choque! Senti uma enorme revolta e uma certa vontade de esganar os gatos! Não me apetecia ver ninguém e resisti à vontade de pontapear caixotes do lixo! Só pensava em tudo o que tinha perdido! No porquê de não ter tido mais cuidado! De ter feito backups mais regulares destas coisas! A certa altura comecei mentalmente a tentar colocar as culpas no antónio, mas depois percebi que era demasiado rebuscado. Nunca me iria safar. A realidade é que sou a única culpada. Quando cheguei a casa e me deparei com a realidade, comecei a tentar mentalizar-me! E então acalmei-me! Não é o fim do mundo, claro! Muitas coisas provavelmente nem me farão falta! Era só mesmo pelo prazer de as ter e as rever! Outras ir-me-iam sem dúvida dar bastante jeito no futuro! Outras já me fizeram imensa falta ontem mesmo! Decidi então revoltar-me com a tecnologia! Acabar com estas tretas todas! Deixar-me de facebooks, myspaces, bloggs, e até fotografias digitais! Colar aquilo que me interessa num caderno que me acompanhe! Enviar mensagens escritas aos meus amigos para lhe contar como me sinto! Contar histórias caricatas que me acontecem em jantares de confraternização! Gravar as músicas todas em cds ou mesmo cassetes! E voltar a fotografar em analógico! Claro que pode vir um fogo e levar-me tudo também, mas a probabilidade de haver um fogo é muito menor que a de um dos meus gatos ter um espasmo e estragar-me outro disco! Por essas [por acaso não é] e por outras razões, vou passar o fim-de-semana ao alentejo! O computador fica em casa com os gatos!

12 comentários:

JN disse...

tenho duas palavras para ti: Time Machine.

isso e: bom fim-de-semana! ;)

rC disse...

Concordo com o(a) JN: um Mac é a tua cara :)

e acho que quanto maiores os discos, maior é o medo deles se estragarem.

1TB mete-me medo.

e, por favor, que isso seja só um desabafo. ficaríamos todos a perder.

Anónimo disse...

podes passar o 53 a fanzine fotocopiado :)

passei por isso há poucos dias. experimenta o recuva, ainda me devolveu algumas coisas (mas o meu disco fisicamente não devia estar tão mal como o teu)

bonifaceo disse...

Um colega meu consegui-me recuperar os dados do segundo disco que se queimou (o primeiro não teve hipótese) a partir de um dvd (ou cd, não me lembro) de iniciação do linux (se não estou em erro).

Acho que deves fazer uma mistura entre o analógico e o digital. :D

Tino_de_Rans disse...

bonifaceo, quando se queima a board do disco é fácil recuperar os dados, basta comprar um disco igual e trocar as boards, uma vez já me safei assim... agora quando caem ao chão...pouco há a fazer

Zigue Zague disse...

Eu admito que, a meio do texto, naquela parte dos Ranchos de pdfs! Textos! Histórias! Cartas! Projectos! Jornais! Arquivos! Mails! Txts! Docs! Ppts! Mpegs! Mp4s! Mp3s! Jpgs! Tiffs! Ppss! Gifs! Tudo!, comecei a temer pela vida do Atum.

jerónimo disse...

No que puder ajudar (fotos tiradas por outros e mp3) cá estou! Basta que tragas o teu novo disco cá a casa, mas com cuidadinho...

Mayfly disse...

Eu também já perdi muitas memórias. Nunca se lixou nenhum disco, mas fiquei sem muitos cds, fotos, etc. que tinha desde o 11º ano até perto do final da faculdade.

Ana, Dona do Café disse...

as minhas condolências ! Eu bem sei os medos que tenho com essas coisas...! O jorge passa-se com os mil e quinhentos backups que faço de tudo mas se o meu disco externo se lixasse, chorava a sério!
beijinho

JV Nande disse...

Coitado do António!

sem-se-ver disse...

ouch

Rita Delille disse...

pelo menos conseguiste tirar grandes ensinamentos. quer-me parecer que a tua vida vai mudar para ainda melhor! para já, vais já para o alentejo. sei que é enervante dizer isto mas talvez tenha acontecido mesmo para teres este "despertar". as coisas materiais a que nos agarramos são importantes e nem quero imaginar os nervos com que eu teria ficado....mas são isso mesmo, coisas materiais. :) beijinhos, muitos!