13.6.10

a santa missa


Ainda nem era gente em consciência e já ia todos os domingos à missa levada pelos meus pais. Nunca tive muito voto na matéria. Era aborrecido, mas não havia muito como contrariar. Deixavam-me brincar com escudos nas reentrâncias dos bancos da igreja. Imitava as pessoas que iam rezar nas capelas laterais, pedia sempre uma moeda para também poder colocar no cesto que percorria a igreja. E fazia a procissão até ao altar na altura da comunhão, com a diferença que voltava para trás sem nada na boca… Era muito tempo para uma criança tão activa como eu, mas não me recordo de fazer grande barulho ou incomodar alguém, excepto quando alguma moeda caía ao chão frio da igreja e deixava escapar um ruído difícil de disfarçar. Num outro estádio mais avançado já podia vir até à rua; Mantinha-me pelas escadarias das igrejas da cidade, rolava para um lado e para o outro, sem moedas. Via as pombas e as pessoas e ocasionalmente entrava dentro da igreja para poder ser controlada. Até à altura ninguém me explicara grande coisa. Sabia que aquelas eram sempre as casas do jesus, que não podia fazer barulho, que não podia comer do que as pessoas comiam quando iam ao altar e sabia que a partir do momento em que se trocavam beijos e passou-bens já não faltava muito para irmos para casa.

6 comentários:

bonifaceo disse...

Acho que comecei a ir à missa quando entrei para a catequese. Passava o tempo todo sentado. Naquela altura ainda era mais morcão, por isso ali ficava eu sossegado. O pior de ir à missa, para mim, era por ser à hora do Tarzan!

Anónimo disse...

o pior era a troca de beijos com desconhecidos septuagenários.

franksy! disse...

Boni, acho fantástico lembrares-te que era o tarzan que perdias por estar na missa!!!

Cooker, uma das vantagens de sermos miúdos era mesmo essa, só trocar beijos com que nos apetecia!

bonifaceo disse...

Claro que lembro, ficava todo contente quando, por algum motivo não ia à missa.
E lembro-me que por causa da catequese, ao sábado de manhã, perdia os Transformers! Eu adorava desenhos animados (embora o Tarzan não fosse, até acho que ainda apanhei temporadas a preto e branco)! Ainda hoje adoro!... :D

Laura Ferreira disse...

Este post fez-me ter vontade de escrever uma história que me aconteceu quando era pequena. Talvez escreva. Obrigada!

franksy! disse...

sempre às ordens! ;)