1.8.13

e agora... um bocadinho pequenino de texto!

Declaração pública

Muitos de vocês já sabem, outros desconfiarão, muitos não farão a mais pequena ideia, mas…

Tomei conhecimento do Movimento Cidadãos por Coimbra no dia 24 de Fevereiro de 2013! Tendo em conta a total confiança que deposito na pessoa que o partilhou comigo, sabendo tudo o que tem feito por Coimbra e lendo as sete ideias fundamentais por que se regiam, não hesitei por momento algum assumir-me como apoiante deste movimento independente que pretendia ser candidato às eleições autárquicas!

Um dia, a coisa mais inesperada aconteceu, convidaram-me para fazer parte deste movimento! Mas uma parte muito activa! Pertencer à lista que se candidata à Câmara Municipal! Fiquei incrédula e baralhada. Eu sou “apenas” a Francisca. Eu não gosto de política e mal tenho tempo para respirar no meu dia-a-dia! E por azar, era mesmo isso que eles queriam! Simplesmente uma Francisca que sabiam activa. Eu fui chamada por ser uma cidadã que, na sua pequena escala, luta por uma cidade melhor. Por ser uma cidadã que decidiu ficar! Fui chamada, especialmente, porque tenho uma loja na baixa há 8 anos e luto diariamente com os meus sócios para que ela cresça! Porque sei quais os obstáculos com que nos deparamos! Porque tenho noção de muito do que é preciso! Porque tenho noção do pouco que fazem por nós! E pela primeira vez em 8 anos, alguém quis saber dos comerciantes da baixa, dos seus problemas, dificuldades, preocupações – alguém veio ter connosco e nos perguntou! Alguém nos mostrou propostas! Concretas! Concretizáveis!

Enquanto cidadã, já trabalhei e colaborei com imensos projectos. Destacando a companhia de teatro a Prensa, o jornal universitário de Coimbra, a equipa que revitalizou a secular revista Via Latina. Trabalhei no Magazine de Arte de Coimbra e Afins (MACA), trabalho há dez anos profissionalmente como fotógrafa da Marionet e trabalho com a associação cultural Lugar Comum, que está prestes a festejar o seu 5º ano de existência!

Reitero, não tenho quaisquer aspirações políticas! Quem me conhece sabe bem disso! E quem me conhece sabe também as horas de sono que tenho perdido na última década a trabalhar para bens comuns, deixando-me muitas vezes em segundo plano. E quem me conhece sabe também o quão absolutamente nada costumo receber por isso! Faço-o por amor! Por querer algo melhor para Coimbra, para todos!

De repente vejo-me enredada entre pessoas como eu. Que podem ser professores, ou administrativos, que podem ser estudantes, ou estar desempregados. Mas todos estão a lutar por Coimbra! Estão a inteirar-se dos problemas! Estão a ouvir os cidadãos! Estão a procurar e encontrar soluções!

Estas pessoas à minha volta não são políticas, são amantes da nossa cidade! E se calhar foi isso que faltou nestas últimas décadas, alguém que amasse realmente a cidade. E se me dizem que eu posso fazer uma pequena diferença nesta luta, então a minha posição não poderia ser outra do que arregaçar as mangas e meter as mãos ao trabalho! Porque sei que o pouco que posso dar, somado ao muito que todos podem dar, pode fazer de Coimbra a cidade que ela pode e merece ser! Grandiosa!

Eu sonho com uma Coimbra mais cultural! Com uma Coimbra que dê o devido valor e o merecido apoio a tantas instituições culturais que existem nesta cidade e tanto fazem por ela!

Eu sonho com uma Coimbra com uma baixa e uma alta reabilitadas e habitadas! Onde haja sempre movimento! Onde haja sempre vida!

Eu sonho com uma Coimbra em que as pessoas não tenham medo de atravessar as principais ruas da cidade às 8 da noite!

Eu sonho com uma Coimbra que faça das margens do Mondego um infindável parque verde, com infra-estruturas que sirvam os seus cidadãos! Que os aproxime da natureza e do desporto!

Eu sonho com uma Coimbra mais igual e mais atenta às necessidades específicas de muitos!

Eu sonho… muito!

Mas também já vi muitos sonhos tornarem-se realidade! É por isso que estou aqui, neste movimento! Para transformar sonhos em realidades!

Por favor, não me vejam como uma política, que nunca serei. Continuem a ver-me como a Francisca. Porque é ela que sou e serei; apenas com um pouco mais de trabalho a acumular! Eu sou uma Cidadã por Coimbra! E acredito que as pessoas estejam fartas de que sejam sempre os mesmos a gerir-nos. Sim, sou uma romântica e acredito que dia 29 de Setembro as pessoas vão votar no amor pela cidade e não, mais uma vez, num ciclo político viciado. Acredito que a grande percentagem de cidadãos que não tem votado, ao conhecer o nosso projecto, volte às urnas, porque afinal há uma alternativa!

Pelo romantismo, pelo amor, por Coimbra!

Francisca Moreira
Movimento dos Cidadãos por Coimbra

2 comentários:

Agridoce disse...

Ah! Eu se fosse de Coimbra votava em ti! Ahahah :)

Eu também sou assim: sonhadora, optimista, crente num mundo melhor. E, ainda que não consigamos mudar o mundo, acho importante que no meio das politiquices todas, vão aparecendo ideias novas, vontades novas...

Bom trabalho :)

franksy! disse...

Ah! Muito obrigada! :)

Eu também acredito! Agora que este movimento apareceu, acredito mais do que nunca que é possível! É uma questão das pessoas deixarem tentar quem quer realmente bem à cidade!

[Coimbra só conhece na câmara PSD, PS, CDS... já chega! É preciso limpar a casa!]

Tenho aprendido imenso! E esta experiência vale, no mínimo, por isso!

Obrigada pelo apoio!*