3.5.05

pequena antecipação

Image hosted by Photobucket.com

Philip-Lorca diCorcia nasceu nos Estados Unidos da América em 1953 e é na actualidade um dos principais fotógrafos do seu país.
Estudava na universidade de Hartford, no início dos anos 70, quando a sua atracção pela fotografia teve início. Num escasso espaço de tempo transferiu-se para The School of the Museum of Fine Arts, em Boston para se dedicar mais especificadamente ao seu novo interesse, a fotografia.
Em 1976 tinha já um diploma em fotografia e no ano de 1979 uma graduação pela universidade de Yale.
diCorcia é um fotógrafo generalista, abrangendo um pouco de todas as vertentes fotográficas. Desde documentários de tradições, a mundos ficcionais, conseguindo criar uma ténue e quase imperceptível linha entre realidade e fantasia.
Alternando a técnica da informalidade de uma fotografia instantânea, com a de uma fotografia preparada e composta minuciosamente, usando tanto a luz natural, como a artificial, é a saturação de cores presente no trabalho de diCorcia que nos dá, quer seja numa paisagem urbana, ou num ambiente doméstico, a emoção e a intensidade psicológica das suas imagens.
A Storybook Life, mostra-nos num conjunto de setenta e seis fotografias, realizadas ao longo de praticamente um quarto de século – sendo as últimas datadas de 1999. Imagens de um quotidiano, usualmente urbano, que reflecte o mais variado tipo de situações ou paisagens. Imagens recolhidas em vários pontos do mundo que sugerem histórias de vida. Os mesmos protagonistas aparecem em diferentes estágios e estilos e dificilmente se percebe algum dos protagonistas, ocasionais ou não, olhando a câmara que o fotografou. Ao invés, os seus olhares são usualmente introspectivos ou reflectivos. Apesar dos anos que distam algumas fotografias, apesar do país, cultura, paisagem ou protagonista, há sempre uma marca pessoal que estigma e distingue Philip-Lorca diCorcia.
Segundo o próprio autor, este projecto, que inicialmente pretendia ser um livro, inspirava-lhe uma vontade de fazer algo diferente do seu trabalho realizado até então, e não uma retrospectiva do que já havia feito, como pretendiam vários editores que o circundavam. Considera que A Storybook Life é tanto uma história, como uma vida! A intimidade da ficção notada no método de trabalho e ambição que envolveu este projecto.
Considera que não pretendia chegar a nenhuma conclusão em especial com este trabalho, mas teve desde o início bem delineada a ordem de exibição do mesmo. E sem saber explicar porquê, este projecto inicia e finda com uma fotografia do seu pai.

Sem comentários: