27.7.06

papel de criança estúpida

O João Carrer não vai ao combate, porque é medricas como um caracol, tem tanto medo que o Franco o mate, que mete a cabeça debaixo do lençol!

Juntamente com um rapaz da minha idade, que hoje não reconheceria, durante alguns segundos da peça, metíamos a cabeça pela janela do cenário e em uníssono entoávamos esta lenga-lenga, fugindo de seguida como que receosos que alguém nos perseguisse.

A partir daquele momento a tensão quebrava-se, alguém nos dizia que tínhamos estado bem e pelo resto da peça vasculhávamos os bastidores dos teatros que visitávamos e íamos brincando com os artefactos que por lá encontrávamos ou, à falta de melhor, com as adereços da nossa própria peça. No final lá iamos agradecer a ovação que não nos pertencia.

Tudo isto já vai vago na minha memória porque deve ter-se passado há uns vinte anos atrás. Contudo esta manhã, numa sucessão de pensamentos encadeados por lógicas, fui surpreendida pela lenga-lenga que nunca se apagou da lembrança.

O João Carrer devia ser o meu irmão Pedro… a peça acabava com ele morto! [pelo Franco?!] E era um bom morto, lembro-me perfeitamente de, numa actuação em casa, a D. São Gomes dizer muito entusiasmada "[…] esteve muito bem! Nunca se mexeu!! Eu até pensava que era um boneco!!!"

Isto tudo porque; estaria a peça relacionada com a guerra civil espanhola?!
Seria o meu irmão Pedro um individuo de extrema-esquerda que o Franco pretendera matar ele próprio?! Se sim, em teoria o meu irmão teria lutado contra o fascismo do Franco a par [ou talvez não tanto] com George Orwell!

Talvez até nem tenha nenhuma relação, mas apeteceu-me divagar antes de investigar.

Agora resta-me a memória, recorrentemente falível, do meu pai – director do grupo de teatro na altura, e do meu irmão, o bom morto e provável João Carrer, para esclarecer esta minha dúvida existencial e descobrir finalmente que peça foi esta.

Um pedido ao
Pedrinho para que me ajude a desvendar o mistério.

2 comentários:

PAL disse...

Do que me lembro, eu terei morrido afogado no mar.... tinha o cabelo molhado e entrava em cena embrulhado na vela de um barco. agora se foi o Franco que virou o barco....é possivel! Ela era uma pessoa muito má!! do resto não me lembro...andava muito compentrado a decorar as minhas deixas, que não prestei atenção ao enredo.Bem que podia ter ganho um OSCAR por essa interpretação... melhores oportunidades virão.

franksy! disse...

só isso?!
tu tens mais oito anos do que eu! devias lembrar-te até da minha deixa!
acho que vou ficar o resto da vida sem saber que peça era aquela...
mas se tu morreste afogado... o franco não devia ter assim tanto folego...

e sem dúvida que podias ter ganho um óscar por aquela interpretação! se os críticos tivessem ouvido o comentário da São Gomes, o óscar era teu!!!